quarta-feira, 26 de maio de 2010

E foi a 23 de Maio de 1179 que ficou manifestamente provado

que D. Afonso Henriques é REX do REINO de Portugal.


~~Bula "manifestis probatum" (1179) ~

" Ao nosso muito amado filho em Jesus Cristo, Rei dos Portugueses.
Sabemos por evidentes sucessos que, como bom filho e príncipe católico, tendes feito vários serviços à Sacrossanta Igreja, destruindo valorosamente os inimigos do nome Cristão, dilatando a Fé Católica por muitos trabalhos de guerra e empresas militares, deixando um nome de grande memória e um exemplo digno de os futuros o imitarem.
Confirmamos a Vossa grandeza e Portugal com inteira honra e dignidade de Reino e todas as terras que, com o auxílio da Graça Celeste, ganhardes aos sarracenos e sobre as quais não possam príncipes cristãos julgar-se com direito.
Concedemos também estas mesmas coisas aos Vossos ditos herdeiros e os defenderemos sobre este respeito (...) "
Bula do Papa Alexandre III, 1179 (adaptação)


http://www.infopedia.pt/$bula-manifestis-probatum-(1179)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Primeira Dinastia Portuguesa - Borgonha/Afonsina


D. Afonso Henriques – o “Conquistador”

D. Afonso Henriques foi o primeiro rei de Portugal. Nasceu em Guimarães em 1109 e casou com D. Mafalda de Sabóia. O seu principal objectivo era aumentar o território terras aos Mouros. Após a vitória na Batalha de Ourique, conquistando contra os Mouros, D. Afonso Henriques mandou no escudo da Nacional cinco pequenos escudos azuis, para se lembrar dos Bandeira cinco reis mouros que tinha derrubado e em cada um dos cinco mandou pintar cinco pontos brancos que representavam as cinco escudos chagas de Cristo.

Faleceu a 6 de Dezembro de 1185

D. Sancho I – o “Povoador”


Filho de D. Afonso Henriques e de D. Mafalda de Sabóia, D. Sancho I nasceu em 1154 e casou com D. Dulce de Aragão.

D. Sancho I continuou a luta contra os Mouros e foi cognominado de o “Povoador” por se ter ocupado do povoamento do território.

D. Afonso II – o “Gordo”

Filho de D. Sancho I e de D. Dulce de Aragão, D. Afonso II nasceu em 1185. Casou com D. Urraca e teve o cognome de o “Gordo” devido ao seu aspecto físico.

D. Sancho II – o “Capelo”


Filho de D. Afonso II e de D. Urraca de Castela, D. Sancho II nasceu em 1209 e casou com D. Mécia Lopes Haro, de Leão. Foi cognominado de o “Capelo” por ter usado, em pequeno, hábito de frade a propósito de uma promessa.

D. Afonso III – o “Bolonhês”

D. Afonso III nasceu em 1210 e era irmão de D. Sancho II. Casou primeiramente com D. Matilde, condessa de Bolonha e depois com D. Beatriz de Guilhen. Foi cognominado de o “Bolonhês” por ter casado com a condessa de Bolonha.

D. Afonso III protegeu e desenvolveu a agricultura, o comércio e a indústria.

D. Dinis – o “Lavrador”

Filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Guilhen, D. Dinis nasceu em 1261 e casou com D. Isabel de Aragão, também chamava Rainha Santa Isabel.

D. Dinis foi cognominado de o “Lavrador” por ter promulgado várias medidas que protegiam agricultura.

D. Afonso IV – o “Bravo”

Filho de D. Dinis e de D. Isabel de Aragão IV nasceu em 1291 e casou com D. Beatriz de Castela. D. Afonso IV foi cognominado o “Bravo” pela sua valentia.

D. Pedro I – o “Justiceiro”

Filho D. Afonso IV e de D. Beatriz , D. Pedro I nasceu em 1320 e casou-se com D. Constança .

Foi cognominado de o “Justiceiro” devido ao seu sentido de justiça .

D. Fernando – o “Formoso”

Filho de D. Pedro I e de D. Constança , D. Fernando nasceu em 1345 e casou com D. Leonor Teles . Foi cognominado de o “Formoso” devido à sua beleza .

http://www.eb1-igreja-n1-lagares.rcts.pt/trabalho.htm

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Foi inaugurado o Aquário Vasco da Gama ...





A 20 de Maio de 1898, com a presença da Família Real e numerosas individualidades da época, foi inaugurado, no Dafundo, o Aquário Vasco da Gama.

Veja o que pode visitar no Dafundo.