terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Visita de Estudo ao Porto


Caros alunos do 8º A, B e C

Aqui está um pequeno resumo da visita de estudo, realizada a 18 de Fevereiro, ao Museu dos Transportes e Comunicações e à Baixa do Porto.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Henrique VIII de Inglaterra - A Família Tudor -

~ Caros alunos ~


Este carnaval o 8ºB escolheu como tema do seu desfile, a família Tudor, mais precisamente o rei Henrique VIII, suas mulheres e descendentes.

Henrique VIII Tudor (nasceu a 28 de Junho de 1491 — e faleceu a 28 de Janeiro de 1547) foi rei de Inglaterra a partir de 21 de Abril 1509 até à sua morte.

Foi o segundo monarca da dinastia Tudor, sucedendo a seu pai, Henrique VII. Famoso por ter se casado seis vezes e por exercer o poder mais absoluto entre todos os monarcas ingleses. Entre os feitos mais notáveis de seu reinado se inclui sua ruptura com a Igreja Católica Romana, e seu estabelecimento como líder da Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana).

Catarina de Aragão (1ª mulher de Henrique VIII)

Ana Bolena (2ª mulher de Henrique VIII)

Henrique VIII também promulgou legislações importantes, como as várias a(c)tas de separação com a Igreja de Roma, de sua designação como cabeça suprema da Igreja da Inglaterra, as Union Acts que unificaram a Inglaterra e Gales como uma só nação, a Buggery Act, primeira legislação contra a sodomia na Inglaterra, a Witchcraft Act que castigava com a morte a bruxaria.

Isabel I (filha de Henrique VIII e de Ana Bolena)
Bom Carnaval!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Bicentenário de Charles Darwin

Caros alunos


Comemorações do bicentenário do naturalista britânico Charles Darwin e dos 150 anos da publicação da sua obra A Origem das Espécies.

Charles Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, em Shewsbury e faleceu em Down, a 19 de Abril de 1882.
Estuda Medicina e Teologia, mas em 1831, aprende bastante de Botânica, Entomologia e Geologia. É recomendado para uma expedição científica a bordo do Beagle.

Durante os cinco anos que demora a volta ao mundo, Darwin forma a sua colecção de naturalista, acumula observações práticas e modifica os postulados teóricos básicos da ciência biológica da época.
Aos 27 anos, de regresso a Inglaterra, decide dedicar a sua vida à ciência. Em 1842, com a herança paterna, retira-se para uma casa no campo, onde vive consagrado ao estudo até à sua morte.
No estudo A Origem das Espécies (1859) formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes. Em virtude da selecção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Estas ideias revolucionam as concepções biológicas da sua época.


Na obra A Origem do Homem aprofunda-se teoria sobre a descendência do homem e do macaco de um antepassado comum.

Estas ideias são combatidas pelas mais diversas correntes religiosas, que vêm no homem a imagem de Deus. O pensamento de Darwin desperta calorosos debates, na época vitoriana, sobre a natureza social, transcendental e fisiológica do homem.