sábado, 7 de fevereiro de 2009

Bicentenário de Charles Darwin

Caros alunos


Comemorações do bicentenário do naturalista britânico Charles Darwin e dos 150 anos da publicação da sua obra A Origem das Espécies.

Charles Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, em Shewsbury e faleceu em Down, a 19 de Abril de 1882.
Estuda Medicina e Teologia, mas em 1831, aprende bastante de Botânica, Entomologia e Geologia. É recomendado para uma expedição científica a bordo do Beagle.

Durante os cinco anos que demora a volta ao mundo, Darwin forma a sua colecção de naturalista, acumula observações práticas e modifica os postulados teóricos básicos da ciência biológica da época.
Aos 27 anos, de regresso a Inglaterra, decide dedicar a sua vida à ciência. Em 1842, com a herança paterna, retira-se para uma casa no campo, onde vive consagrado ao estudo até à sua morte.
No estudo A Origem das Espécies (1859) formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes. Em virtude da selecção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Estas ideias revolucionam as concepções biológicas da sua época.


Na obra A Origem do Homem aprofunda-se teoria sobre a descendência do homem e do macaco de um antepassado comum.

Estas ideias são combatidas pelas mais diversas correntes religiosas, que vêm no homem a imagem de Deus. O pensamento de Darwin desperta calorosos debates, na época vitoriana, sobre a natureza social, transcendental e fisiológica do homem.

Sem comentários: