quinta-feira, 5 de março de 2009

Ler para descobrir



Caros alunos do 9º B
Hoje conversamos acerca dos romances históricos que nos permitem percepcionar melhor os ambientes do passado, conhecer motivações de acontecimentos e despertar a curiosidade para um estudo mais cuidado de determinadas épocas.

Disto o nosso Alexandre Herculano estava certo, para além de historiador ele era um romancista. Basta ler um dos seus contos de Lendas e Narrativas para sermos transportados para períodos históricos longínquos. A reconstituição de lugares e acontecimentos é cuidadosamente fiel ao conhecimento que o historiador tem da época, mas Herculano torna-a mais atraente com a ficção, o suspense e a acção romanceada.

Urge, então, definir o que é um romance histórico?
O romance histórico é, por definição, um texto narrativo que mistura história e ficção, reconstruindo "ficticiamente" acontecimentos, costumes e personagens históricos.
Basta uma pequena pesquisa na net para se encontram inúmeros títulos de romances históricos.
Vejam-se, por exemplo, os três livros de Isabel Ricardo Amaral: O Último Conjurado que recria altura em que se prepara a revolução de 1 de Dezembro de 1640; O Segredo de Ana que reconstitui o ambiente de corte de D. Maria II; e ainda A Demanda do Mestre que transporta o leitor para a época da crise portuguesa de 1383/1385.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa

Anónimo disse...

fixeolas