Eis a assinatura do Rei Absoluto - Luís XIV -
Nenhum outro monarca europeu exaltou seu poder majestático como Luís XIV da França o fez. Durante o seu o longo reinado (1643- 1715) ele não cessou de mobilizar seus ministros, artistas e intelectuais para anunciar ao mundo tanto as extravagâncias da sua corte como a rectidão da sua administração.
Encarnação mais concreta do Estado Absolutista, tomou o deus Apolo como ícone inspirador do seu domínio sobre a nação.
Com ele o estado feudal tornou-se um Estado-espectáculo, fazendo com que até hoje os franceses designem sua época como o da "França Clássica".
Medalhão
Quarto/PALCO do monarca francês
Era o premier valet, criado do quarto, que dormia aos pés da cama real, que às 7h30m anunciava o acordar do rei: l´éveil du roi!
Afastadas as cortinas do Grande Apartamento Real – centro sobre o qual se edificava o Palácio de Versalhes – Luís XIV, trajando um florido robe-de-chambre, depois de o seu médico pessoal verificar o seu estado geral, recebia a quem considerava merecedores de testemunhar seu doce despertar.
A Família de Luís XIV, 1670
Óleo 305x 420 cm - Palácio de Versalhes
Seguiam-se então as entrées, as entradas: os familiares mais próximos, os filhos, os parentes mais afastados, os ministros e demais altos funcionários, cabendo a honra por último a um grupo de privilegiados seleccionados de acordo com as simpatias do rei. Todos vinham dar o seu bom dia a Sua Majestade.
Dominando o tecto do appartement, encontrava-se um enorme fresco de Charles de La Fosse denominado Le Char d´Appollon, o carro de Apolo, no qual o magnífico deus grego circulava numa briga pelo cosmo levando a claridade aos planetas que estavam ao seu redor.
A vida na corte imitava a mitologia.
O acordar do Rei-sol iluminava e dava sentido à existência dos súbditos.
Próxima mensagem:
O Palácio de Versalhes e a Biografia do rei Sol
Enjoy
Sem comentários:
Enviar um comentário