Caros alunos
do 12 PCOM
1- Refira a conjuntura económica dominante, durante os séculos XII a XIII, na Europa Cristã. pp. 125 e 126 (Renascimento económico, renovação das técnicas agrícolas, excedentes produtivos, crescimento da população, florescimento das cidades, expansão das actividades artesanais, reflorescimento do comércio monetário e dos mercados e das feiras, aparecimento de actividades ligadas às finanças - câmbio ... desestruturação do antigo sistema feudo-senhorial dos séculos anteriores...)
2- Identifique o grupo social que apareceu ligado aos burgos novos e suas actividades. p. 126 (Burgo/burguês, artesãos, mercadores, lojistas, letrados, livres da redes pessoais feudo-vassálicas, burgueses que têm relações de solidariedade e coesão como: corporações de artesãos, as companhias de comerciantes, os crentes de um santo padroeiro, as confrarias, as hansas de comerciantes de uma região e guildas de artesãos de uma região, formaram também comunas de luta contra o poder senhorial com o apoio do rei ...)
3- Caracterize a nova política das monarquias medievais e o novo tipo de vida cortês, surgido a partir do século XII. pp. 127 e 132 (Centralização, organização administrativa central, formação de uma elite cortesãs/ de corte com novos gostos e hábitos: danças cantigas trovadorescas de amigo, amor e de escárnio e maldizer, civilidade e cortesia, torneios, códigos de cavalaria, romances ...)
4- Relacione a renovação das cidades/renascimento urbano com o aparecimento das Universidades. pp. 128 e 129 (Nova mentalidade laica/não religiosa individualista dos negócios e do lucro necessitaram de novos saberes, conhecimento mais profundo e pragmático das artes - trivium e quadrivium ... suplantam os mosteiros e as suas escolas monásticas...)
5- Refira a reorganização do espaço urbano nesta época de renascimento medieval. p. 130 (espaços fechados e vigiados com cinturas de muralhas, a planta depende de objectivos militares e/ou comerciais, depende ainda da topografia/relevo, tem duas praças nevrálgicas da vida urbana, e associadas a edifícios da cidade; catedral e o palácio administrativo/comunal ou cidadela - pelourinho, mercado- , disposição radioconcêntrica, nas duas praças, das habitações agrupadas, em bairros ou mesmo por ruas labirinticas, dependendo das profissões, não há planeamento nem saneamento...)
6- Mencione o significado da catedral para os habitantes da cidade medieval. p. 131 (símbolo e orgulho dos burgueses das comunidades, construção colectiva que deriva das doações de reis e de grandes senhores como afirmação do seu poder, catedral advém de cathedra, casa de Deus -assento do bispo -, reflecte o Paraíso e a possibilidade de todos poderem ascender ao céu, Suger e o novo estilo gótico de luz /volumetria leve, elevação em altura, vitrais coloridos, ambiente harmonizador do racionalismo clássico e do misticismo cristão...)
7- Indique os elementos arquitectónicos inovadores utilizados na catedral gótica. pp. 136 a 138, com especial atenção a imagem 20 (...arco ogival, quebrado, apontado, formeiros, abóbadas de cruzaria de ogivas, abóbada estrelada, de leque, reticulada, boa distribuição do peso com contrafortes adossados/botaréu, os pilares góticos e os arcobotantes exteriores - ver esquema fig. 20 -, janelas rasgadas vitrais, rosáceas...)
8- Identifique a planta das catedrais urbanas. p. 140 ( basilical/cruz latina...cabeceira virada para Este, três ou cinco naves...)
9- Indique algumas das mais importantes catedrais góticas europeias. pp. 142 e 143
10- Descreva, a partir do Mosteiro de Santa Maria da Vitória/Batalha, as principais características do gótico português de quatrocentos. p. 145
11- Refira o que entende por Manuelino. pp. 146 e 147
12- Identifique a temática predominante da escultura gótica. pp. 148 e 149 (Ó)
13- Refira-se às novas técnicas da pintura gótica flamenga/Países Baixos do norte da Europa. pp. 154 e 155
domingo, 13 de dezembro de 2009
Teste de Recuperação - Módulo quatro -
Bom Estudo!
Até amanhã... deixem as dúvidas no comentário.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário