Caros alunos do 8º A, B e C
É magnífica, a pintura renascentista. Além do apuramento técnico há muito a observar sobre esta forma de arte.
Hieronymus Bosch As tentações de Santo Antão
Pieter Brueghel the Elder Dança do Casamento
Rafael Anjos
A última Ceia de Leonardo da Vinci
Comecemos pela atenção ao pormenor, bem visível nas pinturas do Norte da Europa. Destacamos Van Eyck. Repara bem na mestria com que estão pintadas as roupas das pessoas. E o cão? E o espelho ? Já vês melhor o ponto de fuga?
Van Eyck Casal Arnolfini
Ninguém diria que existe tanta racionalidade no estudo prévio, de tal modo tudo parece natural. Mas se repararmos bem em todas as pinturas, constataremos a grande preocupação com o equilíbrio da composição e a distribuição das formas. É assim, ou não? Se repararmos melhor, verificaremos como é frequente, tal como na escultura, a composição piramidal.
Botticell Nascimento de Vénus
Capela Sistina no Vaticano de Miguel Ângelo
De seguida, observemos o naturalismo que os pintores procuram alcançar: ser fiel à realidade, retratar tudo como se fosse verdade é um grande desafio para os pintores, mesmo quando pintam figuras mitológicas ou que nunca conheceram. Reparemos, ainda, como a natureza está presente em grande número destas pinturas.
Na verdade, os pintores renascentistas tiveram o cuidado de, na pintura, demonstrarem o apreço pela natureza e o conhecimento que dela têm.
Miguel Ângelo David (Escultura)
Vejamos, ainda, a diversidade dos temas tratados: religiosos, mitológicos (greco-romanos), cenas da vida quotidiana, retratos, etc. É frequente o recurso à figuração do nu, mostrando, com isso, o apreço pela Antiguidade Clássica e a valorização do corpo humano.
Piero della Francesca Retrato de Federico Montefeltro
Tal como por toda a Europa, também em Portugal se pintou segundo os modelos clássicos e foram utilizadas as novas técnicas: pintura a óleo e perspectiva. Entre nós, no entanto, é flagrante a influência da pintura do Norte da Europa, devido às estreitas relações económicas e políticas que ligam a Flandres a Portugal.
O mais notável exemplar da pintura portuguesa são os Painéis de S. Vicente de Fora, políptico atribuído a Nuno Gonçalves.
O pintor português que mais obra nos legou foi Vasco Fernandes que, por ser tão importante, ficou conhecido por Grão Vasco. São dele as duas pinturas seguintes. Procura interpretá-las, exactamente, do mesmo modo que interprestaste as anteriores.
(Texto de Fátima Stocker, adaptado)
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