quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Módulo Dois- Cultura do Senado -

Ruínas e Museu de Conímbriga

A maior cidade romana encontrada em Portugal.
Conímbriga (cliquem em Conímbriga - visita virtual pelas ruínas) teve a sua fundação na época dos Túrdulos e já era um povoado próspero...
Habitada entre os séc. IX a.C. e sécs. VII-VIII da nossa era, Conímbriga foi ocupada pelos Romanos na 2ª metade do séc.I a.C., nas campanhas de Decimus Junius Brutus.
Com o assassinato de Viriato, os Romanos, instalados a norte do Tejo, foram subindo para norte, e aqui criaram esta cidade por volta de 138 a.C.
Refira-se que a província da Lusitânia, hoje Portugal, foi criada por Augusto, entre 16 e 13 a. C. Tal facto, para além de nos permitir mais facilmente ajuizar da antiguidade do povoamento Romano de Conímbriga, atesta-nos ainda a sua importância para o desenvolvimento desta província Romana à época.

Mas foi na época de Augusto que esta cidade teve os seus primeiros edifícios públicos monumentais, como o Fórum, e uma renovação profunda no traçado da cidade.
Depois vieram as Termas, e mais tarde a arquitectura doméstica e as villas.
Na década de 79-80 d.C. houve a substituição do Fórum e das Termas por outras de maior grandeza.
As primeiras invasões bárbaras, dão-se em 260, sendo então construída a muralha. Em 465 e em 468 os Suevos capturaram e saquearam parcialmente a cidade, o que levaria posteriormente ao seu abandono.
Da ocupação Romana merecem referência os seguintes vestígios:


- Via Romana; - Casa do Repuxos; - Vestígios do Fórum-Aqueduto; - Termas - tanque circular em degraus destinado a banhos de vapor ; - Vários mosaicos de motivos Mitológicos, Geométricos e Cenas de Caça; Colecção de Cerâmica, Moedas e objectos de adorno encontrados durante as escavações e que fazem parte do acervo do Museu.

Casa da Cruz Suástica (pormenor)
Casa da Cruz Suástica
Mosaico de Baco (deus do Vinho)
Casa dos Repuxos
Termas - Hipocausto

Muralha e mais mosaicos

Mosaico do Labirínto com o Minotauro

Museu de Conímbriga
Mosaicos, Colunas, Capitéis
Amuletos fálicos da Sorte Fórum Romano (maqueta)
Fivelas, contas de colares, pulseiras, alfinetes

Casa dos Repuxos (reconstituição)
Cântara "peculiar"
Panelas de bronze e instrumentos de trabalho


Enjoy

Sem comentários: