Caros alunos é muito importante estudar
1- Referir a importância de Gustavo Eiffel para o desenvolvimento da arquitectura do Ferro.
Quem é Eiffel? Engenheiro francês séc. XIX
Obras do autor? Torre Eiffel; Estátua da Liberdade (2.500 ligações; 63 mil toneladas de ferro forjado, 18 mil peças) ; Ponte D. Maria Pia
Inovações? uso do ferro e vidro; fabrico massificado materiais; grandes amplitudes sem fraccionamentos internos; maior segurança/resistência a carga e ao fogo; desenvolvimento da industria siderúrgica; novo gosto estético associado à sociedade industrial; preponderância do engenheiro em vez do arquitecto; obras de grande dimensão e em menor tempo.
2- Mencionar as carcterísticas do Romantismo.
Quando e onde surge? 1789/1850; França/Europa industrial
Como surge? reacção neoclassicismo e academismo;
Características? movimento cultural /artístico/literário; indivíduo /emoção /sentimentos/fuga ou refugio face à sociedade industrializada e desumanizada/ procura no passado respostas as ansiedades do presente/ encontrar e valorizar a alma da Nação/ os sentimentos nacionais, valores e costumes populares, históricos/ idealização da realidade/ associado ao gosto da burguesia / busca da paz da natureza
Princípios :
interioridade
isolamento da alma
valorização da história
inspiração e criação artística
3- Exemplificar o romantismo na arquitectura
restauro e reinvenção / forma sentida do edificio em vez da forma mediada do neoclassicismo / uso do ferro do vidro do tijolo/ decoração pitoresca/ efeitos de luz
revivalismos (neogótico, neobarroco; neomanuelino) ex: Palácio do Parlamento em Londres (neogótico)
ecletismo (carvaval de estilos) ex: Ópera de Paris
exotismo (oriental, neoárabe, indo-mulçulmo) ex: Pavilão real de Brighton
4- Exemplificar a arquitectura romântica portuguesa.
Palácio da Pena (D. Fernado de Saxe Coburgo-Gota marido de D. Maria II); arquitecto: Barão de Eschewege/ estilos neoárabe, manuelino, exotismo
5- A partir de uma pintura deste pintor-Delacroix-, referir as característica desta pintura e da escola a que pertence.
Liberdade Guiando o povo (1830 Eugène Delacroix) revolução imortalizada por Delacroix; composição clássica - triangular ;
3 planos: - mortos e barricada ; - multidão guiada por uma alegoria Liberdade (rapariga com seios à mostra e barrete frigio e bandeira tricolor) - cenário difuso da cidade e a poeira...
temas: histórico, nacional, povo, romantismo, revolucionário
6- Explique o aparecimento do movimento realista.
reacção ao romantismo, neoclassico; associada ao movimento operário, trabalhador; a uma nova opinião pública mais instruída ; laicicismo quodidiano; nova mentalidade crítica; associado a dois movientos filosóficos e da cienência: positivismo e o cientismo; olhar real sobre a vida prática, as dificuldades, os vícios da sociedade burguesa (naturalismo).
7- A partir de um quadro de Claude Monet, refira-se ao estilo Impressionista.
CONTEXTO
1860/70
artistas jovens no café de Paris Guerbois
discutir o conceito de arte face à nova tecnologia da fotografia
época de florecimento cultural
novo gosto pelo teatro, voudeville, ópera, da vida citadina
reaccção ao romantismo e realismo
1º quadro Impressão do sol nascente de 1872 de Monet
INOVAÇÔES
arte mais intuitiva
espontânea
percepção e sensações da luz
captar os efeitos da luz e reflexos sobre objectos, paisagens sem grande interesse pelo tema
pintura ao ar livre
uso das cores puras sem mistura e uso das cores complementares
pinceladas rápidas e fragmentadas
uso do conhecimento da óptica na fusão das cores
8- Caracterizar a escultura de Auguste Rodin.
renovador dos cânones da escultura e mestre de outros escultores
formado na escola romântica
influênciado pela escultura de Miguel Ângelo
concilia a emoção e a forma inacabada
experiências românticas, realistas, impressionistas, simbolistas e expressionistas...
peças escultóricas modeladas, com reentrantes côncavas e convexas que captam a luminosidade
como os impressionistas procura a reflexão da luz sobre o mármore/bronze
obras: o Beijo, Danaide (1885), o Pensador
9- Caracterizar a Arte Nova/Art Nouveau/Modern Style
1880/90 a 1905/1914
Belle Époque e Modernismo
inovação formal- inspiração da natureza, dinamismo gráfico
linhas geometrizantes, estilizadas
novos progressos técnicos e materiais com sentido plástico
nova estética - linhas sinuosas, ritmadas, simbolismo, exotismo, intuito decorativo
movimento de William Morris - art and crafts - neogótico, folclore, estilo japonês, celta
génese do design
autores: Antoni Gaudi; Émille Gallé; Hector Guimard...
BOM ESTUDO
Sem comentários:
Enviar um comentário